Como Fazer Jejum Intermitente Para Emagrecer?

Como Fazer Jejum Intermitente Para Emagrecer?

Se você está procurando emagrecer já deve ter ouvido falar em jejum intermitente ou até mesmo na prima distante dele: a dieta do jejum intermitente. Muita gente fala muita coisa e alguns soltam verdadeiras pérolas como dizer que durante o jejum não pode nem tomar água.

Seja lá o que você tenha escutado o conhecimento é fundamental pra fazer a coisa certa do jeito certo. Aqui no post de hoje vamos conversar um pouco sobre como fazer o jejum intermitente para emagrecer.

Os principais benefícios do Jejum e as dúvidas mais frequente eu deixo pra um outro momento, o importante agora é alinhar algumas coisas pra que você emagrecer da melhor maneira possível e com saúde.

O mais importante é fazer você começar do jeito certo.

Pra começar, fazer jejum não é o mesmo que deixar de comer, ou pular refeição. Você não vai emagrecer por pular uma refeição, assim como também não vai emagrecer com Jejum se não tiver uma alimentação correta, mas pode perder vários quilos ajustando seu metabolismo pra queimar gordura enquanto espera a próxima refeição se fizer tudo certo.

Ficou confuso?

Bora entender tudinho então.

 

Jejum intermitente, o que significa?

Vamos considerar o significado de cada uma das duas palavras:

Jejum = período que a pessoa fica sem se alimentar

Intermitente = em períodos intervalados

Com essa definição, fica mais claro entendermos o significado desse tipo de jejum, que é feito com intervalos, ou seja, é quando alternamos períodos sem comer (jejum) com períodos de alimentação.

Portanto, no jejum intermitente (JI), você separa um período específico para fazer o jejum, deixando o outro período para poder se alimentar.

Talvez a ideia de fazer um jejum possa parecer estranha para você, pode até significar um desafio. Na verdade, considerando o fato de que um jejum é um período que ficamos sem nos alimentar, todos nós estamos em jejum quando dormimos. Ou seja, todos nós, todos os dias, passamos, pelo menos, de 6 a 8 horas por dia sem comer. Tanto isso é verdade, que damos ao café da manhã o nome de desjejum, que é quando interrompemos o período do jejum noturno.

O JI é uma poderosa estratégia para o emagrecimento se feito da forma certa e aqui vou compartilhar com você 3 Regras mais importantes para obter sucesso nessa sua caminhada.

 

3 Pontos importantes Para Pensar ANTES de Fazer o Jejum Intermitente

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  1. Tenha Uma Alimentação Saudável

O JI não vai dar resultados se você já não tiver uma boa alimentação. E com boa alimentação eu quero dizer preferir alimentos naturais a alimentos processados, industrializados, como pães, massas, doces, bolo, bebidas adoçadas e pouca gordura na alimentação.

Esses alimentos apesar de serem gostosos, e não é só você que gosta, todo ser humano gosta de doce e massas, esses alimentos foram feitos pra isso, pra viciar o paladar e gerar compulsão por mais doce e por mais pão.

Mas além disso são refinados, ou seja, não tem ou tem uma quantidade muito baixa de vitaminas e sais minerais (nutrientes) que seu corpo precisa pra continuar funcionando bem.

Outra coisa se você está habituado a comer carboidratos refinados e alimentos processados quando você entra em jejum seu corpo vai querer acessar a gordura estocada e vai ter dificuldades pra isso por causa da sua alimentação pobre em nutrientes.

 

>> Acompanhe sua Dieta Se Pesando Segunda de Manhã

 

Essa alimentação pobre tem efeitos no seu metabolismo e seu sistema hormonal. Ou seja, se não comemos direito, mesmo que façamos um protocolo de jejum intermitente nossa queima de gordura tenderá a quase nada. E você passara fome sem perder peso algum. Chato, não

E como é uma alimentação saudável?

Uma alimentação campeã em queima de gordura e ao mesmo tempo gostosa de se fazer e comer é aquela rica em gorduras saudáveis, baixa em carboidrato e com alguma cor no prato.

Pode ser por exemplo um corte de carne vermelha com brócolis na manteiga, ou um ensopado de peixe com ervas finas, uma bisteca de porco com pimentão assado na brasa (você pode fazer isso no fogão mesmo), uma berinjela picante com carne moída.

O importante é que tenha cor no prato, use folhas verde claro (alface) e outras verde mais escura (couve), use o vermelho (pimentão), use o roxo (cebola e beterraba) e o branco (alho, cebola) e que seja mais rico em gordura saudável que de carboidrato.

 

 

comece do começo jejum intermitente_opt

               2. Comece pelo começo

É a melhor forma de começar. Ao invés de começar com períodos longos de jejum, querer fazer jejum todo dia, chutar o pau da barraca e fazer uma coisa maluca que você nunca fez antes, sair totalmente da sua rotina com risco de não dar certo, de você desanimar e desistir.

Ao invés disso que tal você começar com a conquista mais fácil que você pode ter e ainda ter todos os benefícios.

O ideal é que você comece com 12 horas de jejum

E 12 horas é muito mais fácil que você imagina.

Você com certeza já ficou 12 horas sem comer.

Imagine por exemplo você jantar as 20:00 e só tomar café da manhã as 8:00. Muito tranquilo isso, não.

Talvez pelo seu estilo de vida hoje você não se imagine ficando sem comer 12 horas seguidas e é claro isso inclui as horas de sono também.

Assim foi durante décadas, as pessoas faziam 3 refeições por dia e era muito comum ficar 12 horas sem comer, só que hoje com essas manias, essas  informações erradas que as pessoas compartilham por ai, as pessoas pensam que tem que comer de 3 em 3 horas pra perder peso.

O que é um absurdo!

Inclusive, logo vou escrever um novo artigo explicando porque é um absurdo comer de 3 em 3 horas.

Então você começa fazendo o jejum de 12 horas

Depois você passa para o próximo passo, você progride e vai para o protocolo 16/8, onde você pula o café da manhã. É muito fácil pular o café da manhã, muita gente não sente nem fome pela manhã.

De manhã você pode tomar um chá sem adoçar, um café preto sem açúcar também, água a vontade, um caldo de osso brodo se você gostar.

O segredo é você não ingerir proteínas e nem calorias que não sejam de pura gordura pela manhã.

E pronto você ficou 16 horas sem comer nada. Jantou as 20:00 no dia anterior, pulou o café da manhã e almoça as 12:00. Das 12:00 até as 20:00 você está livre para comer.

Comece fazendo isso 1 vez por semana, 2 vezes por semana se quiser e vai analisando seu corpo e evoluindo da forma que quiser.

Se quiser pode migrar para 18 horas ou 24 horas que é um protocolo que você come 1 vez ao dia só. Janta as 20:00 e só volta a comer as 20:00 do dia seguinte.

Como você pode ver existem mil e uma maneiras de fazer jejum intermitente o fundamental é você entender essa segunda regra. Comece pelo começo, vai primeiro no objeto mais fácil de ser conquistado pra conquistar o seu momentum, mais motivação pra seguir em frente, colher os primeiros e melhores resultados e ir seguindo em frente.

 

>>> Dieta ou Atividade Física o que Emagrece Mais?

 

O protocolo de 24 horas pode parecer uma loucura, mas quem adere a ele é porque conseguiu um nível bem alto de auto conhecimento e boa alimentação. Pra você chagar lá deve dominar a 1ª e 2ª dica dita aqui. Tem que saber montar uma refeição perfeita, queimadora de gordura e altamente nutritiva e já ter algumas conquistas antes pra manter o foco.

 

sensação de fome jejum intermitente_opt

               3. Entenda Sua Sensação de Fome

O que estou querendo dizer é que é muito fácil confundir fome com hábito, ou fome psicológica, fome emocional.

Se você está querendo fazer o jejum intermitente é legal prestar atenção nisso para não se enganar.

Se você tem o hábito de comer no cafe da manhã, começa com o jejum de 16 horas e pula o café da manhã seu corpo vai sinalizar fome pra você, não por necessidade fisiológica muitas vezes, mas por hábito. Você tem o hábito de comer naquele horário. Você tem que ficar alerto pra esse tipo de coisa.

A fome de verdade, a fome fisiológica, o pedido natural do seu corpo por algum nutriente que acabou vem em ondas.

A fome vem devagar, muitas vezes em segundo plano, não vai atrapalhar suas tarefas, aumenta a sensação até você perceber que está com fome e se você não comer ela vai embora.

Aqui tem uma boa dica pra aumentar o seu auto conhecimento, fome de verdade não tem um pico, não vem acompanhada de mal humor, não te da vontade de chutar tudo e fica bravo.

Não tem esse impeto emocional, ela vem e vai embora porque seu corpo vai usar as reservas de gordura existentes.

Agora, você vai sofrer muito com a fome psicológica e também uma sensação exagerada de fome se não seguir a 1º dica que é implementar uma alimentação gostosa e altamente nutritiva.

Como você pode ver, por mais de um motivo, o sucesso do seu emagrecimento com o jejum intermitente está intimamente ligado com a qualidade da sua alimentação.

Agora, quando você tem essas 3 regras agindo no cotidiano

  • alimentação gostosa e nutritiva
  • começa pelo começa, 1 ou 2 dias por semana
  • entende a sua sensação de fome

Aí então, você está no controle, está no caminho certo do emagrecimento com o protocolo do JI que se adapte ao seu estilo de vida

E estilo de vida é viver bem todos os dias, e não alguns dias sim e outros não. Ou se sentir bem em alguns momentos, enquanto come e ficar pensando na próxima refeição quando não tem nada na boca.

É sobre isso que falo aqui no blog criar um estilo de vida saudável para você. É isso que compartilho aqui com você nesse blog. E se ficou alguma dúvida, uma caraminhola na cabeça é só deixar um comentário aqui embaixo. Fico muito feliz em te ajudar a ter todas as informações que procura.

Agora se você quer cortar caminhos e seguir um guia de reeducação alimentar eu tenho um programa de receitas campeão que está gerando dezenas de casos de sucesso, o Guia de Reeducação Alimentar, onde praticamos a alimentação saudável e o jejum intermitente de forma inteligente baseada na melhor ciência disponível hoje aqui.

Pra conhecer mais clique na imagem abaixo.

Referências

  • http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022637
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12679447
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15148063
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8172872
  • http://ajcn.nutrition.org/content/81/1/69.long
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14742853
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8399092
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9155494
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20534972
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2495396/?page=1

Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.

  • Fernando

    Muito bom Ezequiel. Qual o jejum que você faz? Esse jejum intermitente é perfeito porque não precisa sacrificar o churrasco, só a cerveja que é mais difícil kkk

  • Depois que comecei a fazer Jejum Intermitente todas as dores que sentia no corpo sumiram. Inclusive alergias. Nos 3 primeiros dias parece difícil mas depois é muito mais fácil que fazer dieta. 🙂

  • Juliana Lima Abdalah

    Estou praticando dieta paleo há uns 3 meses, o primeiro mês foi mais difícil me policiar nos doces, mas agora estou mais acostumada. Vou seguir suas dicas no jejum também.

  • Caio Nogueira

    Tinha medo com essa história de jejum, mas com toda essa metodologia fico mais interessado. Não pode nem beber nada além de água no jejum?

  • joaopaulogreco

    Quanto consigo emagrecer fazendo jejum?

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