Precisa Calcular seu Peso Ideal: Não Use o IMC ✘✘✘

Precisa Calcular seu Peso Ideal: Não Use o IMC ✘✘✘

 

 

Sou pessoa de dentro pra fora.
Minha beleza está na minha essência e no meu caráter.
Acredito em sonhos, não em utopia.
Mas quando sonho, sonho alto.
Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.

Sou isso hoje…

Amanhã, já me reinventei.
Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.
Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina…
E vice-versa.
Me perco, me procuro e me acho.
E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar…
Não me dou pela metade,
não sou tua meio amiga nem teu quase amor.
Ou sou tudo ou sou nada.
Não suporto meio termos.
Sou boba, mas não sou burra.
Ingênua, mas não santa.
Sou pessoa de riso fácil…
e choro também!

Thaísa Lima

Corpo, meu adorado corpo, às vezes odiado corpo. Todos temos assuntos de estética a resolver, é difícil mostrar o melhor de nós pro mundo.

Quem já quis reduzir 2 números no manequim, ou aproveitar alguma oferta no shopping e nunca encontrava a sua numeração, e até quem tem um parente que deixou de comprar um calçado, porque era impossível amarrar ou prender a tirar da sandália.

Essas coisas acontecem frequentemente.

Perfeito! A solução: DIETA.

OK. Sem problemas.

E quanto peso eu tenho que perder? 5, 8, 10, 20, 30 Kg.

Na dúvida, vamos fazer dieta pro resto da vida, assim ficamos magros… até virarmos pele e osso. Certo?

Bem… não é assim que se faz. Esqueça de uma vez por todas a história de “viver de dieta”, se você quer saber de que jeito emagrecer saudável e manter o peso ideal pelo resto da vida deve aprender a comer bem. E deve aprender a calcular o peso ideal.

Exatamente, precisa saber até onde ir. E sobre até quando temos que emagrecer existem por ai inúmeros modos de calcular o peso ideal, de tabelas de peso ideal, tabela de peso ideal por idade, por sexo, por altura. Mas você sabe a maneira certa de interpretar esses números.

Sabe de onde vem esse tal peso ideal? Ideal pra que? Pra quem? Porque?

É sobre tudo isso que vamos falar aqui hoje. Leia esse texto até o final e vá além que simplesmente calcular o peso ideal. Entenda o que significa estar no peso ideal, o impacto que tem na saúde interna dos seus órgão, no metabolismo e tudo sobre o IMC.

 

 

O Cálculo Mental do Peso Ideal

Ninguém disse que pra ser bonito, precisa ser magro, mas gostamos de um corpo atlético, alguns sonham e buscam essa meta, outros simplesmente sonham e se irritam pelo corpo que tem. Se pensam em calcular o próprio peso ideal, logo desistem…

E isso tem um porque.

O próprio corpo instintivamente reconhece saúde em quem é magro e faz com que nosso cérebro deseje. Nossa mente sabe calcular, não o peso ideal, mas faz análise quantitativa e tira uma conclusão fatal.

Veja a foto abaixo. É a representação de tomografia de um corpo gordo (se fossemos calcular no lápis daria um valor acima de 30% de gordura corporal) e outro magro.

Veja de que modo os ossos estão deslocados, em outra disposição, veja de que maneira os órgãos são forçados a assumirem diferentes posições e são comprimidos por isso.

Tanto a compressão quanto o deslocamento dos órgãos internos afetam o correto funcionamento do metabolismo, de tal modo que temos o corpo lerdo, capacidade de cura e regeneração lenta, aumento de pressão arterial, impressão de fome constante e sede, além do possível agravamento de doenças preexistentes.

Está começando a perceber a importância de saber como calcular seu peso ideal.

O corpo sabe o que acontece internamente, mesmo que conscientemente você não se de conta e faz um juízo de valores de que corpos com menos camadas de gordura são bonitos (saudáveis) que os outros. Quer dizer, ele calcula sem calcular.

Importância de calcular peso ideal

 

Ou seja, instintivamente aprendermos a calcular o peso ideal que devemos ter. E o que julgamos bonito ou feio é apenas um desejo interno de querer aquele corpo.

Mas de que modo o corpo pode calcular automaticamente?

Evolução e Memoria Instintiva

Cálculo institivo do peso ideal

O nosso corpo faz muito mais coisas que simplesmente processar alimentos, dormir, correr, andar e falar. Lembre-se que você nem sempre foi gordo, houve uma época que você pesava menos e o corpo lembra que era menos o estresse de trabalho num shape magro.

E ao longo de milhares de anos da evolução humana o corpo criou uma memoria instintiva da espécie que o faz lembrar de coisas de centenas e milhares de anos atrás, quando era comum corpos esbeltos e com baixo percentual de gordura.

Vemos isso em todas as espécies de animais. Os pássaros, por exemplo, mesmo tendo sido criados em cativeiros eles sabem o jeito de construir um ninho, igual os seus ancestrais na natureza selvagem. Ou os chimpazes que mesmo tendo nascidos em zoológicos tem as mesmas regras sociais que seus avôs que nunca viveram numa jaula.

Já está na memória, a mente não precisa calcular, na verdade nós é que devemos calcular nosso peso ideal e relembrarmos o que é ter um corpo mais bem preparado.

 Grupos de Risco

Como calcular o peso ideal

O Peso ideal é ideal o ideal visando o correto funcionamento do corpo, excesso de gordura afeta o seu fôlego, sua estética, e te coloca em grupos de riscos que você não vai querer estar.

Lá na frente vamos falar sobre a melhor maneira de calcular o nosso peso ideal e de acompanhar semanalmente nossa dieta e nos mantermos sempre motivados, por enquanto temos que entender a importância de estar no peso ideal.

Pessoas com risco de desenvolver câncer, pacientes de risco, grupo de hipertensos, grupo de diabéticos, pessoas com recuperação demorada, sedentários, mal hálito e sudorese intensa.

Com certeza seria muito melhor você participar de grupos que remetem a vida ativa, produtiva e saudável?

Como ciclistas, atletas amador, corredor, um bom paciente, fora de grupo de riscos previsto, dançarino, nadador, baladeiro, pessoas que fazem cavalgada e pessoas que fazem bate e volta na praia.

Nos dois casos as opções são grande e a decisão é bem fácil. Abaixo vamos encontrar 2 formas de calcular o peso ideal, sem usar calculadora.

Como Calcular meu Peso Ideal?

grupo de risco calcular peso ideal_opt

Mostrei na tomografia que o peso ideal provem de composição harmoniosa de peso dos órgãos internos, ossos, sistema circulatório e tecidos.

É um dado que você conhece através da sua composição corporal.

O peso do corpo é cálculo da somatória dos pesos dos componentes que formam o corpo.

Peso dos ossos, peso da gordura corporal, peso da comida em deglutição, peso dos órgãos internos, peso da água do corpo, peso do sangue, peso dos músculos, enfim.

Alguns desses órgãos mantem o peso no decorrer dos anos em uma pessoa já madura, crianças é outra história.

Então o que altera é a quantidade de tecido adiposo (gordura) que se aloja embaixo da pele, nos músculos e em alguns órgão como o pâncreas.

O método clássico que leva todos esses fatores em consideração e foi criado para calcular a obesidade (grau de percentual de gordura no corpo), compara a saúde de países e é a medida oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o IMC.

O IMC é uma medida confiável de saúde, mas como todo índice genérico tem suas limitações, apresentarei alternativas mais precisas para calcular o peso ideal. Por enquanto vamos aprender a medir o índice de massa corpórea.

 

Emagrecer com saúde exige autoconhecimento, disposição a mudanças e muita persistência.

 

Como Calcular o IMC?

Meios de Calcular o peso ideal

IMC significa índice de massa corporal, foi desenvolvido pelo polímata (ele era autodidata em cálculo tanto quanto em ciências humanas) Lambert Quételet no fim do século XIX.

Os valores de IMC são independentes de idade e sexo e é o melhor índice que temos a disposição para calcular o peso ideal de nações e comparar seus resultados.

Porém, a ideia do IMC é calcular de modo genérico, mundial, por isso foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e possui algumas restrições de uso, jamais sendo indicado à avaliação de populações de origem asiática e pessoas musculosas.

Além disso, o IMC possui critérios particulares de avaliação de crianças, adolescentes, idosos e gestantes, o modo de calcular é o mesmo, mas a tabela de referência muda de acordo com pessoa a ser aferida.

Essa é a famosa fórmula para calcular o IMC.

calcular peso ideal com IMC

E aqui está a calculadora pronta pra calcular seu índice. Entre com os valores de peso (Kg) e altura (cm, ou seja sem a vírgula) e já saia com o resultado imediatamente.

[adinserter name=”calc IMC”]

 Alguns Exemplos de Calculo com Pessoas Famosas.

Alguns lutadores de UFC.

calcular IMC dos lutadores de UFC

Ops… viu que nesse caso deu errado.

Em que universo paralelo que esse cara é obeso! IMC altíssimo

Isso é o resultado da forma genérica de calcular o peso ideal que o IMC apresenta e suas incertezas citadas acima, o Wanderlei Silva e a Jéssica Aguilar são pessoas que treinaram muito e a composição corporal é diferente de uma pessoa sedentárias , ou que treinam moderadamente.

Na verdade todos eles acima treinam muito, mas o cálculo do IMC de alguns apresenta uma alteração maior.

Pergunta: Como você acha que esses atletas profissionais acompanham os próprios treinos? Como você acha que eles acompanham a própria evolução e sabem que estão ficando mais rápidos, fortes e resistentes? Pelo cálculo do IMC?

Não. Eles medem diretamente o percentual de gordura e acompanham suas medidas corporais. Além de testes de aptidão física, resistência e força. Nada de calcular IMC, esse índice é abrangente demais, dele fogem atualizações de medidas que para os profissionais é fundamental.

Fixe na mente o Usain Bolt. O IMC dele de um ano para o outro é praticamente igual, afinal não aumentou de altura e nem diminui, mas a composição corporal dele mudou a ele ficou mais rápido, a resposta não é a perca de peso, mas o calculo do percentual de gordura e de massa magra e da melhora da aptidão física.

Existe ainda o IAC – Indice de Adiposidade Corporal para calcular o peso ideal. É um índice criado por professores da califórnia nos EUA em 2011 e tem a tendência de ser uma forma de calcular mais preciso que o IMC, porém passa longe da precisão do percentual de gordura.

Abaixo tem a fórmula para calcular o IAC e a tabela de referência, mas não se perca tempo com isso, é só pra deixa-lo informado mesmo.

Percebemos rápido qual o erro, calcular esse índice em pessoas com o bumbum grande, mas magras é o pior dos cenários.

calculo iac para peso ideal

 Mulher Homem
 Saudável 21 -32 8 – 20
 Sobrepeso 32 -38 20 -25
 Obeso > 38 > 25

 

E agora? Uso ou Não o IMC?

posso calcular o peso ideal pelo IMC

Basta ter bom senso, calcular o IMC no aplicativo acima só é pouco. Confira com essa tabela aqui a abaixo:

[adinserter name=”calc IMC”]

calcular peso ideal tabela de 20 - 60 anosSe o resultado for o que você vê no espelho pode usar e continuar usando.

Existem, ainda, outras formas de mensurar o peso ideal, que é pela idade e pelo sexo, no fim é o mesmo método que esse, só expresso de outras formas para facilitar a consulta de quem tem dificuldades em fazer as contas.

Tabelas de peso ideal por idade, ou por sexo e idade, ou por altura. São outras formas de consulta do IMC para quem se recusa a fazer o cálculo do peso ideal, apenas saber o peso atual já é o suficiente.

Aqui tem uma tabela dessas. Pode consulta-la também. Encontre sua altura e saberá qual a faixa do seu peso ideal.

tabela-de-peso-e-altura-ideal

E lembra a pergunta que fiz no tópico anterior?

Os maiores atletas não ficam a calcular o peso ideal e se baseiam, nele, eles medem diretamente o percentual de gordura e treinam para abaixa-lo ou aumenta-lo dependendo da época do treino. Por que?

Porque o percentual de gordura é mais preciso, é uma medida direta da quantidade de camada de gordura que precisamos perder. Então, se está querendo acompanhar seu progresso na jornada rumo a um estilo saudável deve fazer como os melhores.

Deve medir o percentual de gordura e acompanhar as medidas do corpo.

Quais As Medidas Que Preciso Acompanhar?

Fazendo dieta ou reeducação alimentar independente de como chame tem que acompanhar o progresso, sendo assim o seu melhor amigo a partir de agora  é a fita métrica.

Meça o pescoço, a cintura, o quadril, e o braço direito semanalmente. São essas as medidas que te fazem alcançar o sucesso.

Faça uma planilha para acompanhar e anote os resultados e compare com o anterior, esse será o principal motivador.

Se preferir baixe o modelo oficial de planilha para chegar ao seu peso ideal.

As medidas e o espelho mantém a motivação em alta, mas jamais pode ser uma corrida sem fim, com o tempo as metas mudam.

Depois que você emagrecer é hora de procurar outras metas: como fazer atividades físicas regularmente, definir melhor o corpo e até outra meta que nada tem a ver com a saúde: viajar, estudar, ter um hobbie.

E quando saber quando posso dar esse próximo passo?

Agora, depois de calcular o peso ideal, de decidir qual reeducação alimentar faremos e de seguir nesse caminho por um tempo o espelho perde a capacidade de dizer como estamos indo. Principalmente quando faltam menos de 8 Kg para chegar no peso ideal.

Nessa hora  precisamos do percentual de gordura.

Mas esse é assunto pra outro artigo. Se você quer continuar a aprender sobre o assunto de qual seu peso ideal leia nosso artigo “Como Calcular Meu Percentual de Gordura”.

 

Referência Bibliográfica

 

 

Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.
  • Sergio Lins

    Sempre achei o IMC injusto , pq tem mais mais que tem estrutura ossea diferente uma da outra…. artigo bem esclarecedor, vou olhar o de medir a gordura do corpo.

  • Ajudou muito Ezequiel. Sempre ouvi que o IMC não é pra todo mundo, mas não sabia o porque. Agora sei rsrsr. Valeu

  • Igor Damasceno

    Amigo parabéns pelo artigo. Agora entendi o IMC. Muito boa sua explicação

  • Nah Cantareli

    “O peso do corpo é cálculo da somatória dos pesos dos componentes que formam o corpo.” Artigo muito completo. Posso agora entender as medidas reais do meu corpo.Obrigada pelo conteúdo.

  • Ana Moreira

    Gostei dos artigos. Aprendi muito aqui sobre o IMC. Parabéns pelo trabalho!

  • Sensacional, gostei muito. Parabéns!

  • Naiara Boroczky

    Parabéns! Conteúdo muito explicativo. Amei.

Fechar Menu