Zumba Fitness: Dança, Dança, Dança

Zumba Fitness: Dança, Dança, Dança

Nada melhor do que fazer uma atividade que gostamos, curtindo músicas que amamos, dançando ao lado de companhias incríveis e desfrutando de toda a energia, calor e alegria da Zumba fitness!

 

Neste artigo irei lhe ensinar tudo sobre a zumba fitness, o que é, como funciona, suas categorias e quem pode ou não fazer. Vamos lá?

 

A zumba fitness é uma modalidade de atividade física que engloba tanto a dança quanto a ginástica. Hoje é uma das principais atividades, procurada e praticada por pessoas do mundo todo, principalmente por quem quer perder peso e definir o corpo.

 

Nas aulas de zumba fitness tocam ritmos exóticos com batidas internacionais e latinas, hip hop, funk, merengue entre outros ritmos e estilos musicais. A música proporciona muita alegria e motivação durante a dança.

 

A zumba fitness também é conhecida simplesmente por zumba, e atualmente é praticada por cerca de 14 milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Essa modalidade foi criada pelo dançarino e coreógrafo colombiano Alberto Perez, em meados da década de 90 e em 2001, ele criou sua empresa, que hoje tem sua marca comercializada em vários produtos no mundo inteiro.

 

Dá uma olhada numa das coreografias da Zumba

 

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ZUMBA FITNESS

Zumba Fitness

 

  • A zumba ajuda a emagrecer e os resultados podem ser percebidos em torno de 3 meses;
  • Trabalha todo o corpo, porém os membros inferiores são os mais trabalhados, tonificando os glúteos, coxas e panturrilhas, por exemplo;
  • Trabalha também, a sensualidade. Esse não é o objetivo, mas como a maioria dos ritmos são latinos e possuem uma temática mais sensual, acaba sendo uma consequência;
  • Melhora a agilidade e equilíbrio;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
  • Trabalha a coordenação motora;
  • Acaba com o estresse e melhora o humor;
  • Dá mais disposição.
  • Trabalha a resistência física.

 

TIPOS DE ZUMBA

Zumba Fitness

 

A zumba está dividida em várias categorias diferentes e para cada tipo de pessoa existe uma necessidade. São elas:

  • Zumba Step: é a combinação da aula de Step, que utiliza uma pequena plataforma que simula um degrau, com a dança e os ritmos da Zumba. O Zumba Step é indicado para quem deseja tonificar e fortalecer as pernas e glúteos, pois aumentam a atividade e o gasto calórico com movimentos que definem estas duas regiões.(No Brasil o treino é feito em casa com o DVD)

 

  • Zumba Toning: nesta modalidade se utiliza os chamados toning sticks, que são pesos leves. Tem o objetivo de tonificar e definir o abdômen, braços, coxas, entre outras partes do corpo.(Ainda não tem Brasil)

 

  • Aqua Zumba: realizado em uma piscina, o Aqua Zumba reúne a filosofia da Zumba com a resistência da água, criando um exercício que trabalha todas as partes do corpo. É também indicado para quem sofre regularmente com lesões, pois há menos impacto nas articulações por ser feito dentro d’água.

 

  • Zumba Sentão: combina movimentos de força e resistência com movimentos de dança, utilizando uma cadeira como equipamento. Este exercício de alta intensidade utiliza o peso do próprio corpo para definir os músculos, melhorar a saúde cardiovascular e queimar calorias no processo.(No Brasil o treino é feito em casa com o DVD)

 

  • Zumba Gold: especialmente desenvolvido para o público idoso, a Zumba Gold contém as mesmas músicas da sua versão original, porém com uma intensidade menor.

 

  • ZumbaGold-Toning: versão da Zumba Gold com os famosos toning sticks (pesos leves), tem o objetivo de desenvolver a força muscular, postura, mobilidade e coordenação motora.(No Brasil o treino é feito em casa com o DVD)

 

  • ZumbaKids: oferecem rotinas direcionadas especialmente para crianças de 7 a 11 anos. As aulas também contêm atividades e jogos, que tem o objetivo de desenvolver um estilo de vida saudável e incorporar exercícios físicos como algo natural na vida das crianças.

 

  • ZumbaKids Jr: Desenvolvido para que as crianças com faixa etária de 4 a 6 anos possam também se socializar com os amigos e se divertir ao som das músicas que mais gostam.(Ainda não tem Brasil)

 

  • Zumbini: desenvolvido para que os pais possam introduzir as crianças de 0 a 3 anos em um ambiente divertido e musical, ajudando no desenvolvimento pessoal, emocional, psicológico e aprendizado de seus filhos. Os pais ainda recebem um kit que contém CDs e um livro ilustrado, para que a criança possa continuar a aprender e se divertir com a música em casa. (Ainda não tem Brasil)

 

  • Zumba in the Circuit: combina os movimentos de dança com um treinamento em circuito. As aulas geralmente duram 30 minutos em que são feitos treinos de fortalecimento que aceleram o metabolismo, criando uma atividade completa. (Ainda não tem Brasil)

 

  • Zumba Strong: é o treino de curta duração e alta intensidade (HIIT) da Zumba. As aulas tem 30 minutos, igual ao Circuit e você usa a música, movimentos de luta e e exercícios sem peso para ativar a queima de gordura corporal. É o mais novo lançamento da Zumba, ainda são poucos as academias credenciadas nessa modalidade que vai bombar em 2017.

 

Cada modalidade da zumba tem um público alvo diferente, e cada público, um objetivo diferente, atendendo a pessoas de todas as idades, desde a infância até a terceira idade. Não existem motivos para não praticar zumba, afinal os benefícios obtidos com essa atividade física são muitos.

 

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de atividades repetitivas, o ideal é procurar em uma academia de sua preferência, as aulas de zumba ou se preferir, pode comprar os DVDs com aulas para fazer em casa.

 

Melhore a sua qualidade de vida e condicionamento físico com a Zumba Fitness!

 

Mas, aproveito e deixo outras sugestões de atividades físicas para fazer uma avaliação e escolher uma que mais te agrada para começar agora mesmo uma transformação na sua vida.

 

Dança de salão

Atividades circenses

Caminhadas e corrida

Pilates

Luta

Patinação

Yoga

Natação

Capoeira

Ciclismo

 

Se tiver gostado do texto sobre “Zumba fitness”, deixe seu comentário, sugestão ou compartilhe a sua experiência com a gente!

Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.
Fechar Menu