Os Benefícios da Ginga da Capoeira

Os Benefícios da Ginga da Capoeira

capoeira ainda não tem uma definição exata do que é. Não há um consenso em relação à capoeira ser uma arte marcial, dança jogo ou brincadeira, mas pode-se dizer que ela é o conjunto de tudo isso.

 

A capoeira já foi usada como arte marcial pelos negros na época da escravidão para se defenderem dos ataques que recebiam dos colonizadores, mas também era e é uma dança que simula uma luta, o capoeirista não luta contra o outro, mas com o outro.

 

A capoeira é uma comunicação corporal onde um faz uma pergunta e o outro responde seguindo o ritmo da música e dos cantos entoados.

 

A capoeira também é um jogo e uma brincadeira que trás muita alegria para crianças e adultos, mas também é história e cultura e, em 2014 se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade e está presente em mais de 200 países.

 

Graças ao reconhecimento que essa atividade recebeu, hoje está presente no processo pedagógico para ajudar no desenvolvimento das crianças, para que elas aprendam a respeita seu próximo e também se socializar.

 

Outros importantes ensinamentos também são passados através da capoeira, mas o nosso objetivo aqui é falar dos benefícios da capoeira para a saúde.

 

MOVIMENTOS DA CAPOEIRA

A capoeira é rica em musicalidade, ritmo, canto e, é claro, os incríveis movimentos compostos por chutes, joelhadas, esquivas e acrobacias. Alguns desses movimentos são:

 

  • Ginga: é o principal movimento da O capoeirista fica se movimento, como se estivesse dançando, diferente do que acontece em várias artes marciais em que os lutadores ficam fixos em uma posição;
  • Au: é basicamente o que a maioria das pessoas conhecem e, quando criança faziam, a “estrela”, que também é muito usada na ginástica. É uma ótima forma de fugir ou enganar seu adversário;
  • Au Angola: é o Au com os joelhos flexionados, mas é usado na capoeira Angola;
  • Bênção: é um pontapé frontal, usado tanto na capoeira regional e na capoeira Angola. O capoeirista levanta o joelho e depois o restante da perna;
  • Ponteira: é parecido com a bênção, porém diferente. Na bênção levanta-se o joelho, mas na ponteira levanta-se a perna toda de uma vez, num movimento arqueado.

 

 

BENEFÍCIOS DA CAPOEIRA

Capoeira

 

Como toda atividade física e arte marcial, a capoeira promove benefícios ao corpo e mente

 

Além dos ensinamentos que também são passados para os capoeiristas, como diferença entre ataque e defesa, a importância da defesa, o respeito ao próximo, e aspectos ligados a cultura e tradição da capoeira.

 

Os benefícios da capoeira são:

  • Flexibilidade: os movimentos da capoeira exigem que o capoeirista tenha flexibilidade para executa-los, devido a essa necessidade a flexibilidade é bem desenvolvida;
  • Melhora a coordenação motora: através da prática da capoeira o capoeirista passa a melhorar sua coordenação motora e consciência corporal;
  • Melhora o fluxo sanguíneo;
  • É uma ótima ferramenta contra o estresse;
  • Aumenta a confiança: os capoeiristas aprendem a respeitar os outros e a si mesmos, aprendem a confiar no outro e saber a hora certa de atacar e de se defender para que a capoeira tenha uma boa fluidez;
  • Melhora a autoestima: com a autoconfiança e a prática constante da capoeira, a pessoa se sente bem e disposta e está sempre de bom humor;
  • Melhora o condicionamento muscular;
  • Define o corpo: a capoeira é uma das atividades físicas ideais para quem quer definir o corpo e melhorar seu condicionamento físico;
  • É uma atividade completa: trabalha todo o corpo em apenas uma aula, através da movimentação dos membros inferiores e superiores;
  • Melhora a agilidade: a capoeira exige uma resposta rápida, seja para o ataque ou para defesa, precisa se concentrar bastante para poder acompanhar o ritmo da música e não perder pontos.

 

A capoeira promove esses benefícios, mas não se limita a eles. Cada capoeirista pode obter benefícios diferentes conforme a sua experiência e o seu mestre.

 

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA FAZER CAPOEIRA

O principal requisito é força de vontade. A capoeira pode ser feita por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Você precisa ter em mente que a capoeira deve ser praticada com frequência, determinação e responsabilidade.

O ideal é que você procure um médico para ver como está a sua saúde e se tem alguma restrição médica, caso esteja tudo bem e você quer se tornar um capoeirista, basta procurar uma escola de capoeira ou fazer parte de projetos sociais que ensina essa arte.

A capoeira está presente em todo o território brasileiro, certamente haverá alguma escola próxima que tenha essa atividade, pois a capoeira tem sido uma ferramenta de inclusão social bastante usada.

 

ESTILOS DE CAPOEIRA

Capoeira

 

A capoeira é dividida em 2 tipos:

 

Capoeira Angola: esse tipo de capoeira visa manter as tradições e rituais da arte. A música e os movimentos são mais lentos, geralmente feitos junto ao chão;

 


Capoeira Regional: esse tipo foi criado pelo Mestre Bimba. O nome desse tipo de capoeira recebeu esse nome, pois foi praticado primeiramente na “região” da Bahia. Os movimentos são mais rápidos e a capoeira regional é considerada esporte.

 

 

Agora é só você escolher qual deseja aprender e praticar.

 

Se tiver interessado em outra atividade, veja esse post sobre “Porque é bom praticar natação

Ou se gostar mais de dança, veja esse post sobre “Zumba Fitness

Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.

Fechar Menu