Ciclismo – Saúde Sobre 2 Rodas

Ciclismo – Saúde Sobre 2 Rodas

O ciclismo melhorar a sua saúde!

 

Quem nunca andou de bicicleta? Isso é ciclismo!

 

Quando crianças, sempre somos incentivados a aprender andar de bicicleta ou nós mesmos tomamos essa iniciativa, mas com o tempo e as responsabilidades que vamos adquirindo, deixamos de lado a bike e esquecemos de como era bom pedalar pelas ruas e passear curtindo lindas paisagens.

 

A bicicleta pode ser usada tanto no esporte, como é o caso do ciclismo, mas também pode ser um meio de transporte – econômico e saudável – e lazer. Independente de como você vai fazer uso da sua bicicleta, saiba que você pode ter qualidade de vida sobre duas rodas.

 

MODALIDADES DO CICLISMO

Cilcismo

 

O ciclismo é um esporte que envolve uma pessoa e uma bicicleta, sendo assim, podemos dizer que todas as modalidades que tem essa característica fazem parte do ciclismo.

 

As modalidades são ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike e o bmx.

 

Ciclismo de estrada: é uma competição esportiva que é praticada em estradas com o uso de bicicletas adequadas para esse esporte. As primeiras corridas de ciclismo de estrada datam do século XIX.

 

Ciclismo de pista: essa modalidade é derivada do ciclismo de estrada, porém é praticado em velódromos, que são pistas fechadas próprias para a prática desse esporte.

 

Moutain bike: nesse esporte o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. É praticado em estradas de terra, trilhas de fazenda, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na cidade.

 

Bmx: é um esporte praticado em estradas de terra como as do motocross e se divide em duas modalidades: BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

O Freestyle também tem subcategorias:

    • Vert (praticado em uma rampa com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos);

 

    • Street (praticado nas ruas, os obstáculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos e monumentos;

 

    • Park (praticado em percursos fechados, onde se encontram obstáculos que, inicialmente, procuravam simular os obstáculos das ruas, mas atualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes) e;

 

    • Flatland (praticado em áreas planas e sem obstáculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas ou com muito movimento).

 

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BENEFÍCIOS DE PRATICAR CICLISMO

Cilcismo

 

 

    • Fortalecimento dos músculos: andar de bicicleta trabalha quase todos os músculos, principalmente dos membros inferiores, mas os músculos dos braços também são fortalecidos, pois são necessários para manter o equilíbrio;

 

    • Melhora a saúde cardiovascular: durante a prática do ciclismo, o coração bate mais rápido do que o habitual, fazendo com que ele seja exercitado, promovendo uma melhoria na saúde cardiovascular. Isso quer dizer que o coração e o fluxo sanguíneo são beneficiados com essa atividade;

 

    • Aumenta a resistência do corpo: através do ciclismo o corpo fica mais forte e resistente;

 

    • Diminui o estresse: as atividades físicas são como uma válvula de escape e com o ciclismo não é diferente. Os passeios de bicicletas ajudam a diminuir o estresse através da produção de endorfina, promovendo bem estar e, simultaneamente, diversão;

 

    • Emagrece: o ciclismo ajuda na perda e manutenção do peso. Andar de bicicleta por 10 mph queima 260 calorias;

 

    • Ajuda no tratamento de artrite: andar de bicicleta é um dos exercícios para prevenir e reduzir a artrite;

 

    • Quem anda de bicicleta contribui para o meio ambiente: a bicicleta além de servir para prática de esportes também é um meio de transporte que não emite poluição. Em muitos lugares ir ao trabalho de bicicleta é mais rápido, econômico e muito menos estressante do que usar uma moto, carro ou ônibus;

 

    • Melhora o equilíbrio; para andar de bicicleta é necessário desenvolver o equilíbrio e isso é ótimo na infância para ajudar no desenvolvimento cognitivo, percepção de espaço, coordenação motora e o equilíbrio;

 

    • Melhora os reflexos: dependendo da modalidade praticada, o ciclista precisa estar sempre atento para evitar quedas ou esbarrões e essa necessidade ajuda a melhorar os reflexos;

 

    • Melhora o funcionamento dos pulmões: o ciclismo é uma atividade aeróbica e trabalha bastante a respiração, fazendo com que os pulmões fiquem mais fortes e resistentes.

 

 

DICAS PARA PRATICAR CICLISMO

Aqui vão algumas dicas para ciclistas iniciantes, seja por puro prazer, para manter a boa forma ou por esporte.

    • Conheça seus direitos e deveres para poder pedalar nas cidades: não ir na contra mão dos carros, pedalar sempre a direita são exemplos do que você precisa saber antes de se aventurar;

 

    • Use equipamentos de segurança e equipe sua bicicleta, principalmente se você pedala a noite;

 

    • Procure fazer parte de algum grupo de pedal para não iniciar sozinho nessa atividade, pois nós estamos habituados a pedalar em grupo e começar nessa atividade sozinha pode ser frustrante e desanimador. Se preferir, convide amigos e parentes para praticarem com você;

 

    • Mantenha sua bicicleta em dia, verifique os freios, os pneus, certifique-se de que esteja tudo em ordem para evitar possíveis transtornos no meio do caminho.

 

CURIOSIDADES SOBRE A BICICLETA

    • As bicicletas são muito mais antigas que os carros;

 

    • No século XIX apenas os cidadãos da classe social tinham acesso à bicicleta;
    • Manter uma bicicleta é 20 vezes mais econômico do que manter um carro;

 

Agora só falta você tirar sua velha bicicleta lá do canto da garagem e dar uma volta, que tal? Melhore seu condicionamento físico, sua autoestima e felicidade com o ciclismo. Relembre sua infância e deixe o estresse do dia de lado, vai se divertir!

 

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Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.
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