5 Motivos para praticar Artes Circenses

5 Motivos para praticar Artes Circenses

As artes circenses são oriundas das tradições, cultura e evolução do circo. As artes circenses são realizadas há muito tempo desde antes do século VI A.C, quando o Circus Maximus ficou famoso. O circo é um meio de entretenimento muito antigo e que engloba diferentes atividades e com o passar do tempo surgiram novas atividades e números diferenciados para agradar a todo tipo de público.

 

Atualmente as atividades circenses não estão ligadas apenas aos circos e seus artistas, mas também as pessoas que gostam da arte circense e querem aprender alguma dessas atividades para obter um melhoramento na saúde.

 

Algumas dessas atividades podem ser praticadas desde criança e os benefícios são muitos.

 

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES CIRCENSES

Arte Circense

 

 

As atividades circenses podem ser aéreas ou de solo, em grupo ou individual, misto ou isolado. As atividades aéreas são compostas basicamente por: voos em trapézio, trapézio fixo, tecido, corda indiana, lira, bambu japonês, anéis voadores ou argolas, arame, trapézio duplo, corda bamba, quadrante e vários outros.

 

As atividades de solo são: báscula, jogos icários, antípodas, parada de mãos ou de cabeça, saltos, contorcionismo, dandys acrobáticos, jogos malabares, equilíbrio de objetos, escada livre, adaggio, patinação, bicicletas e monociclos, motocicletas, ilusionismo, teatro entre outros.

 

Atualmente as atividades circenses têm sido aplicadas no de forma lúdica nas escolas, nas aulas de educação física para estimular as crianças e aumentar a autoestima e sonhos além dos benefícios físicos e emocionais.

 

As atividades circenses têm sido incrementadas para ampliar o conhecimento das crianças sobre o circo, aumentar o interesse pela educação física, melhorar o condicionamento físico e estimular a socialização.

 

 

BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES CIRCENSES

Panos: Arte Circense

 

 

Um dos grandes diferenciais das atividades circenses é a falta de monotonia.

 

Ao contrário dos exercícios tradicionais de academias que são repetitivos e maçantes, você sempre aprenderá coisas novas, atividades diferentes, além de se divertir.

 

Conheça os benefícios de algumas das atividades circenses:

 

  • Malabares com as mãos e pés: essa é uma atividade que possibilita a utilização de diferentes objetos como bolas, aros, pratos, panos e o que mais você imaginar. Exige muita concentração, exatidão, destreza e habilidade de manipular objetos.

É uma atividade que pode ser usada como base ou incorporada a outras modalidades, claro que é necessário ter muita paciência para poder aprender, mas você desenvolve e aprende muitas coisas como noção de espaço, concentração, paciência, agilidade e também melhora seu condicionamento físico, mental e emocional;

 

  • Trapézio: essa é uma excelente atividade para quem gosta de altura ou quer perder o medo de altura. É um aparelho fixado no teto onde a pessoa se pendura e realiza posições diferentes, podendo ser praticado individual, em dupla ou em grupo. Essa atividade tonifica os músculos inferiores e superiores, melhora a resistência e a postura corporal além de trabalhar a concentração e destreza;

 

  • Monociclo: melhora a musculatura dos membros inferiores, a concentração e o equilíbrio. Pode ser incorporado a outras modalidades, aumentando o grau de dificuldade;

 

  • Contorcionismo: essa é uma modalidade que é mais indicado dar início quando criança, mas pode ser praticada por adultos, desde que não tenha restrição médica. Essa atividade requer muito alongamento e melhora a flexibilidade de forma completa autoconhecimento corporal e da postura;

 

  • Acrobacias de palco: são usadas como base para a maioria das modalidades circenses, consistindo em aprender técnicas de movimentos de ginástica de solo. Com essa atividade circense desenvolve-se condicionamento físico, força e concentração;

 

Essas são algumas das atividades circenses que você pode fazer.

 

Essas e outras trazem um melhoramento físico, mental e emocional, contribuindo para diminuição do estresse e ansiedades acumulados durante o dia, proporcionam bem estar, melhoram a autoestima e o autoconhecimento e contribuem para um melhor relacionamento social.

 

As atividades circenses podem ser feitas por qualquer pessoa, desde a infância até a terceira idade, desde que tenha um profissional habilitado para passar os ensinamentos e monitorar e caso não tenha nenhuma restrição médica.

 

ONDE APRENDER

Você pode aprender alguma dessas atividades circenses ou outra de sua preferência em uma escola-circo ou em alguma academia credenciada e com profissionais habilitados para ensinar.

 

São muitas escolas-circo pelo Brasil, algumas delas são:

  • CEFAC (Centro de Formação Profissional em Artes Circenses);
  • Circo Girassol;
  • Escola Nacional de Circo;
  • Escola Pernambucana de Circo;
  • Escola Picolino;
  • Spasso;
  • Escola Popular de Circo;
  • entre muitas outras espalhadas pelo território brasileiro.

E, com certeza, deve ter uma perto de você.
Busque conhecer as diversas modalidades e veja qual te agrade e faça as aulas em um lugar seguro e credenciado para poder ter toda segurança de que precisa e se divirta enquanto sente os benefícios das atividades circenses.

 

SÃO ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU COLETIVAS

 

Isso dependerá de você e da atividade escolhida, pois algumas podem e são feitas individual e outras podem ser feitas em duplas ou em grupos. As possibilidades são muitas e podem ser amplamente exploradas.

 

Leia também esse artigo sobre “Saiba mais sobre a caminhada e corrida

 

Quer se divertir e ainda perder algumas calorias, além de melhorar seu condicionamento físico e mental? Então essa é uma boa ideia! Compartilhe com seus amigos e se desafie a ingressar nesse maravilho mundo do circo.

Ezequiel Alves

Blogueiro no Seu Infield. Pesquisador e Culinarista. Seu interesse por Nutrição começou há 4 anos quando descobriu a dieta low carb. Agora me dedico a disseminar esse conteúdo ao maior número de pessoas possível.

Fechar Menu